27.4.14

Protistas + Quadro geral de doenças

Protistas

∗ Primeiros eucariontes.
∗ Protozoários e algas.
∗ Substâncias úteis extraídas de protistas -> alginates (pasta de dente, sorvete, etc), ágar e carragenina (cosméticos, gelatina, etc).
∗ Principais doenças:

1) Giardíase
∗ Parasitose intestinal causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia.
∗ Sintomas: diarreia, dor abdominal, vômito, cansaço, falta de apetite, perda de peso e anemia.
∗ Profilaxia: Educação sanitária e adoção de hábitos de higiene (qualidade da água, lavar as mãos e alimentos antes das refeições).

2) Doença de Chagas 
∗ Doença infecciosa causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.
∗ Agente transmissor: inseto Barbeiro.
∗ O barbeiro infectado, ao sugar o sangue de suas vítimas, deposita fezes no local da picada, que, ao ser coçado, permitirá a entrada do parasita. O protozoário também pode entrar no organismo humano pela boca, olhos ou feridas pré-existentes.
∗ Sintomas: fadiga, febre, aumento do fígado e dos gânglios. Na fase crônica acontecem problemas cardíacos - aumento do coração, arritmia e parada cardíaca.
∗ Profilaxia: instalação de telas, eliminação do inseto Barbeiro, cana-de-açúcar cuidadosamente lavadas, melhoria nas condições de moradia (para evitar que o inseto se instale nas frestas, como ocorre em casas de pau a pique).

3) Malária 
∗ Agente patogênico: Protozoário do gênero Plasmodium sp.
∗ Agente transmissor: Anopheles sp. (Mosquito-Prego)
∗ Sintomas: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com frequência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios.
∗ Profilaxia: uso de mosquiteiros, inseticidas, telas, repelentes, eliminação de criadouros do vetor, etc.

4) Toxoplasmose
∗ Agente patogênico: protozoário Toxoplasma gondii.
∗ O gato e outros felinos são os hospedeiros definitivos.
∗ Formas de contaminação: descuido ao manipular a caixa de excrementos de gatos, que pode levar ao consumo acidental de partículas infecciosas; ingestão de carne crua ou mal cozida (cordeiro, porco ou vaca); congenital (de mãe pra filho).
∗ Sintomas: os cistos que contém os parasitas crescem e podem afetar as estruturas em que se situam, mais frequentemente músculos, o cérebro, no coração ou na retina, podendo levar a alterações neurológicas, problemas cardíacos ou cegueira.

QUADRO GERAL DE DOENÇAS E SEUS TRANSMISSORES


0 comentários:

Postar um comentário