26.3.14

Pré-Modernismo

• O Pré-Modernismo situa-se, aproximadamente, nas duas primeiras décadas do séc. XX, precedendo o movimento modernista de 22.

• Não corresponde a uma escola literária, mas sim a um confluir de escritores que, não correspondendo a nenhuma das estéticas de fins do século XIX, tiveram uma produção de impacto, apresentando novas vertentes estilísticas e/ou temáticas em nossa literatura.

• Lima Barreto – sua literatura é de denúncia de desigualdades sociais e preconceitos, de temáticas que retratam aspectos mais populares da sociedade e da construção de um projeto de país utópico, como bem retratadas em sua obra maior O triste fim de Policarpo Quaresma.

• João do Rio – escreveu crônicas criticando severamente as transformações pelas quais o Rio passava. Segundo ele, a título de modernidade, retiravam da cidade sua verdadeira alma.

• Augusto dos Anjos – um caso único e de difícil classificação estética. Vocabulário e terminologia de viés cientificista e muito pouco usual na tradição poética, como cuspe, vômito, escarro e vermes; visão de mundo niilista.

• Euclides da Cunha – Os Sertões, marco introdutório da temática do Nordeste, é uma produção que une o tom literário ao apuro jornalístico, sobretudo em suas descrições e caracterizações do contexto da Guerra de Canudos.

• Monteiro Lobato – foi autor atento às grandes questões do país. É seu o personagem Jeca Tatu, até hoje tomado como certo estereótipo caricatural do caipira brasileiro.

• Características gerais:

> Apesar de alguns conservadorismos, são obras inovadoras, que apresentam uma ruptura com o academismo;
> A denúncia da realidade brasileira, negando o Brasil literário herdado de Romantismo e Parnasianismo;
> Regionalismo, montando-se um vasto painel brasileiro: o Norte e Nordeste com Euclides da Cunha; o Vale do Paraíba e o interior paulista com Monteiro Lobato; o Espírito do Santo com Graça Aranha; o subúrbio carioca com Lima Barreto;
> Os tipos humanos marginalizados: o sertanejo nordestino, o caipira, os funcionários públicos, os mulatos;
> Uma ligação com fatos políticos, econômicos e sociais contemporâneos, diminuindo a distância entre a realidade e a ficção.

> Acentuado nacionalismo - exemplo Policarpo Quaresma.
> Sincretismo estético - Neo-Realismo, Neoparnasianismo, Neo-Simbolismo.
> Linguagem mais simples e coloquial com o objetivo de combater o rebuscamento e o pedantismo. 

Os Sertões

> Obra de denúncia social impregnada de correntes naturalistas e deterministas, como observado na tripartição do livro:
> A Terra (meio) => análise do condicionamento geográfico; o clima exerce papel preponderante na formação do meio e do homem.
> O Homem (raça) => análise da miscigenação. Sertanejo é descrito como “Hércules-Quasímodo”, numa união de aspectos heroicos, a força e a bravura de Hércules, com a aparência feia, bruta e desengonçada de Quasímodo.
> A Luta (momento histórico) => descrição do conflito sangrento entre o povoado e a civilização urbana. Destruição dos sertanejos.

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