2.10.13

Imperialismo e Neocolonialismo

∗ Crescimento industrial das potências industriais europeias => necessidade de novos mercados consumidores, matéria-prima e mão de obra barata.

∗ Nova corrida colonial => ocupação da Ásia, África e Oceania => adoção de uma política imperialista (domínio territorial, intervenção militar e interferência econômica).


∗ Indústrias multinacionais são transferidas para as áreas colonizadas => alterações na dinâmica política, econômica, social e cultural dos países dominados => subdesenvolvimento e dependência econômica.

∗ Justificativa ideológica do Colonialismo do séc. XVI => expansão da fé cristã / Justificativa ideológica do Neocolonialismo do séc. XIX => missão civilizadora.

∗ Missão civilizadora => o ideal imperialista da supremacia econômica e cultural formulou o mito da superioridade racial dos países europeus.
• Darwinismo Social => Segundo o filósofo inglês H. Spencer, a Teoria da Evolução de Darwin podia ser perfeitamente aplicada à evolução da sociedade.
• A luta pela sobrevivência entre os animais correspondia à concorrência capitalista => a sobrevivência do mais forte era demonstrada pela forma criativa dos gigantes da indústria, que engoliam os competidores mais fracos, em seu caminho para o enriquecimento.

∗ Consequências do Imperialismo:
• Intensificação do capitalismo monopolista como uma solução parcial para crise de mercado.
• A vitória do modelo político liberal burguês amenizou as lutas operárias através da criação de alguns direitos trabalhistas (porém, a exploração ao trabalhador continua sendo a máquina do crescimento industrial).
• Desestruturação econômica, política, social e cultural do mundo colonizado.
• Guerras étnicas devido à partilha dos territórios baseando-se apenas nos interesses das potências.
• Disputa de territórios que acabaram por causar a 1a. Guerra Mundial em 1914.



0 comentários:

Postar um comentário